segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Como é realizada a seleção do embrião(ões) para a transferência na FIV


Como acabei de receber o relatório da clínica de fertilização sobre o resultado do meu tratamento até o momento, resolvi pesquisar um pouco sobre os critérios para avaliação dos embriões e depois o critério para seleção na transferência.

Percebi que para entender melhor os parâmetros de classificação embrionária dependemos dos estágios de desenvolvimento do embrião.

Após a coleta dos oócitos (punção folicular), na FIV clássica os oócitos classificados como maduros são fertilizados. Entre 16 a 18 horas são verificados quanto ao aparecimento de estruturas de fertilização, ou seja, a indicação de que houve a singamia dos gametas feminino e masculino. Somente a partir daí teremos um embrião.

Com a fertilização, tem início a duplicação do DNA masculino e feminino (haploides), que em seguida se unem (diploide) e iniciam as sucessivas divisões mitóticas, denominadas clivagens (divisão e formação das células dentro do embrião).  

D1 - A primeira divisão deve acontecer de 24-27 horas após a FIV, já um indicativo do início de evolução embrionária.  
D2  - De 45-46 horas teremos a segunda divisão celular (Dia 2) em 4 células
D3 - De 54-57 horas teremos a terceira divisão celular (Dia 3) em 8 células. 

Um fenômeno observado durante o desenvolvimento  do embrião é a possível formação de fragmentação, ou seja, extrusão de um parte da membrana citoplasmática. Infelizmente, quanto mais fragmentado o embrião obtiver, maior dificuldade ele terá para realizar a implantação no útero da mãe.

As informações foram extraídas do blog  da Renata Erberelli (Biomédica Embriologista), que tem outros detalhes: http://reproducaohumana.blog.br/2013/01/04/a-selecao-embrionaria-para-transferencia/



Tem outros links interessantes sobre o assunto

http://www.bioembryo.com.br/noticias.php?cat=1&subcat=2&id=133

http://www.spdm.org.br/blog/insucesso-na-fertilizacao-in-vitro-numero-maturidade-e-fertilizacao-dos-oocitos/

http://www.medicinareprodutiva.com.br/2012/10/a-transferencia-embrionaria-na-fertilizacao-in-vitro-fiv-como-selecionar-o-embriao/

http://www.ufrgs.br/topicosembriao/FIV.html


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário