segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Como se calcula o tempo de gestação em uma FIV



Estou agora me familiarizando com os cálculos do tempo de gestação para pensar em semanas, porque até então eu estava contando em dias após a transferência para facilitar a noção de tempo e os resultados do Beta.
Agora vou começar a contar em semanas, mudando a lógica... vou me acostumar.
Em uma gravidez natural, como minhas mulheres não sabem exatamente o dia da concepção, adota-se como praxe o contagem a partir da data da última menstruação. É a fórmula de Naegele, que usa o período de 9 meses e 7 dias para contagem no calendário de gestação. A regra para calcular o parto se dá com a subtração de 3 meses e soma de um ano e sete dias à data da última menstruação.
No caso de uma gravidez decorrente do tratamento de fertilização "in vitro" (FIV), a contagem começa com 14 dias antes da transferência dos embriões para o útero. Ou seja, no dia da transferência, acrescente duas semanas.
No meu caso, a transferência foi em uma sexta-feira, dia 16/10/15. Nesta lógica, toda sexta terei início em uma nova semana. Neste sexta passada, entrei na Semana 5.
Assim, o método de contagem da idade gestacional começa mesmo antes de ter acontecido a concepção (fecundação). A semana 1 começa com o 1º dia da sua última menstruação quando ainda não existe o bebê (que existe somente a partir da concepção, no final da 2ª semana).
Depois é importante observar que o desenvolvimento do bebê se divide em 2 fases importantes quanto ao seu crescimento e da formação e formação dos sistemas e órgãos.
  • Semana 1 a 9: é o período embrionário (o bebê é chamado de embrião) e são formados todos os seus órgãos e sistemas (organogênese). É uma fase de intensa proliferação de células. Só para termos uma idéia, o bebê, que começou a desenvolver-se a partir de 2 células, chega ao final da 4ª semana com milhões delas. Esse é também o período de maior vulnerabilidade às substâncias químicas ou os meios físicos e biológicos causadores de malformações.
  • Semana 10 até o nascimento: é o período fetal (o bebê é chamado de feto) e os órgãos já formados sofrerão um processo de crescimento e amadurecimento, até se apresentarem em plenas condições de funcionamento no final da gestação (que dura em média, 40 semanas, mas pode varia de 37 a 42).
Tem um link bem interessante que mostra o desenvolvimento, semana a semana, vale a pena conferir: