domingo, 22 de setembro de 2013

Tratamento com as vacinas ILP: uma dose de otimismo

Percebi que estava muito pessimista e, ao ler o blog das colegas fivetes, percebi que uma boa dose de otimismo é muito importante.
Por isso vou deixar o ceticismo de lado e comentar alguns blogs com histórias de tratamento das vacinas ILP...
Pra começar, cito trechos de um post de uma profissional, a Dra. Dra. Daniella S. Castellotti, chamado “Tratamento com "vacinas" em infertilidade: mito ou realidade?”


“O assunto das vacinas para tratamento imunológico continua sendo extremamente controverso entre os médicos que trabalham com Reprodução Assistida.
Não existe ainda nenhum trabalho cientifico mostrando que realmente são eficazes.
Por outro lado, quando atendo casais que já passaram por 2 ou mais abortos ou já fizeram 2 ou mais ciclos de FIV sem sucesso, sem causa aparente, vem sempre aquela interrogação.... E agora? O que posso oferecer a eles???” (...)
Com base nestes dados vocês podem estar pensando...Então isto tudo é uma grande besteira, porem eu ainda tenho minhas dúvidas...A resposta imunológica adequada é essencial para que a gestação evolua bem, porem, na minha opinião ainda não temos o tratamento adequado. (...)
Como explicar então os casos de sucesso após tratamentos com vacinas?
Duas hipóteses: Quando se faz as vacinas, de alguma maneira estamos mexendo no sistema imunológico (o que gera uma outra preocupação em relação a outros órgãos - e não sabemos a conseqüência disto em longo prazo) podendo, para aquele casal especificamente tê-los beneficiado.
Ou então foi coincidência + pensamento positivo – muitas acreditam que agora sim, após as vacinas vai dar certo!! E é comprovado que ansiedade e stress modificam totalmente nosso sistema imunológico.  Sabemos também que mulheres que tiveram 4 ou mais abortos ainda têm 60 a 65% de chance de ter uma gestação normal!
Enfim, na teoria é fácil, o difícil é atender estes casais e simplesmente não propor nenhuma alternativa...”

Assim, uma "dose de otimismo" é importante e faz parte do sucesso. Preciso mudar minha atitude!!!